Grammy 2025: Beyoncé lidera as indicações, mas Billie Eilish, Kendrick Lamar e Charli XCX também disputam seu momento de destaque. Com 11 indicações por seu álbum Cowboy Carter, Beyoncé iguala o recorde de Michael Jackson, que detinha o maior número de indicações para um único álbum com Thriller. Além disso, ela é a artista mais premiada da história do Grammy. Será que este será o ano em que ela finalmente conquistará o prêmio principal? Se vencer na categoria Álbum do Ano, Beyoncé se tornará a primeira mulher negra a ganhar esse prêmio no século XXI.

Beyoncé e o Álbum do Ano
Embora Cowboy Carter não seja considerado o melhor álbum da carreira de Beyoncé, muitos críticos acreditam que a Academia de Gravação dos Estados Unidos pode premiá-lo em 2025 para corrigir uma falha histórica. No entanto, a escolha não será fácil. A disputa inclui Brat, de Charli XCX, um álbum com grande impacto cultural e criativo em 2024, e The Tortured Poets Department, de Taylor Swift. Taylor, que já conquistou quatro vezes o prêmio de Álbum do Ano, pode se tornar a primeira artista a vencer cinco vezes essa categoria, caso vença novamente.
Além disso, Hit Me Hard and Soft, de Billie Eilish, também tem boas chances de vitória. O álbum teve grande promoção e obteve um excelente desempenho comercial no ano passado.
Apresentações
O evento contará com uma escalação majoritariamente feminina, destacando nomes do pop de 2024/25, como Charli XCX, Sabrina Carpenter e Doechii. Além deles, a premiação trará apresentações de Billie Eilish, Benson Boone, Chappell Roan, RAYE, Shakira e Teddy Swims.
Recentemente, a segunda lista de apresentações foi divulgada, trazendo grandes nomes como Stevie Wonder, Chris Martin, Cynthia Erivo (protagonista de Wicked), John Legend, Janelle Monáe, Brittany Howard, Brad Paisley, Herbie Hancock, Jacob Collier, Lainey Wilson, St. Vincent e Sheryl Crow.
“Girl From Rio” na Disputa

Com Funk Generation, lançado em abril, Anitta concorre ao prêmio de Melhor Álbum de Pop Latino. Embora tenha chances, a falta de indicação ao Grammy Latino de 2024 não é um bom indicativo para ela. Por outro lado, Luis Fonsi, com seu álbum El Viaje, venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Vocal, o que coloca o porto-riquenho em uma posição vantajosa. Contudo, a Academia do Grammy costuma favorecer artistas latinos com maior presença nos Estados Unidos, o que faz de Orquídeas, da colombiana Kali Uchis, uma das favoritas para vencer.
Artista Revelação
A categoria de Artista Revelação promete ser uma das mais disputadas. Sabrina Carpenter e Chappell Roan estão entre as favoritas, com destaque no último ano e presenças marcantes nas paradas musicais. No entanto, a rapper Doechii não fica de fora. Com um trabalho original e em ascensão, ela surge como uma forte candidata para levar o prêmio.
A 67ª edição do Grammy Awards acontecerá no dia 2 de fevereiro de 2025, na Crypto Arena, em Los Angeles. A cerimônia começará às 22h (horário de Brasília).
Pingback: Destaques Grammy Awards 2025. -
Pingback: Quarteto Fantástico: Primeiros Passos -